Ministrada por Gabriela Pardim, Trenel da Escola de Capoeira Angola Resistência <Campinas/SP>
Todas terças-feiras, das 19h - 21h. (retorno 20/02/2018)
A Capoeira é luta pela liberdade. Sua origem assegura de que onde há formas de opressão, deve-se haver mobilizações em que se reconstrua valores, transformando as dinâmicas de comportamentos sociais lutando pelo respeito às individualidades.
Se comprometendo a refletir as conquistas, mas principalmente em se articular para combater distinções de gênero. Assim, a Capoeira tem sido uma das organizações que vem propondo essa discussão, por estar diariamente se chocando com valores construídos sobre alicerces de relação de poder masculinizado. Valores estes que eram questionados por uma minoria, mas que com participação ativa, vem mostrar a importância representatividade na reconstrução da expressão.
A Capoeira Angola é uma riqueza cultural, na qual podemos encontrar vários elementos: a música conduz o ritual, a dança é a brincadeira, o jogo se camufla, a espiritualidade assegura o equilíbrio do particular, a ética se confunde com o que compreendemos do mundo, a marcialidade é a leveza, e assim a roda da vida e a Capoeira se confundem.
A oficina proporcionará a prática de movimentações, musicalidade e discussões a partir de experiências e sensações, tendo a pluralidade de elementos na construção da tradição.